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quarta-feira, 29 de junho de 2011

As Gerações Tecnológicas, Baby Boomer, X, Y, Z e M

INTRODUÇÃO

O mundo em que vivemos, é torneado de inúmeras divisões e separar cada grupo de pessoas, ainda que somos teoricamente “todos iguais”, é um divisor de águas na estrutura organizacional do Planeta Terra. E de uma certa forma, podemos dizer que para cumprir os objetivos da lei, em que somos tachados de “todos iguais”, as divisões são indispensáveis.
As gerações tecnológicas nada mais são do que essas divisões, através de datas de nascimentos, origem, características, exemplos de um padrão de personalidades e outros requisitos que separam esses grupos de pessoas do mundo em que vivemos.

BABY BOOMER

Definimos Baby Boomer, como as crianças que nasceram no período de uma explosão populacional. Vale ressaltar que Baby Boom se traduzido para o português, significa explosão de bebês, o que reafirma a definição anterior. De uma forma geral, a definição mais comum dos Baby Boomers, se refere aos filhos da Segunda Guerra Mundial, pois durante a mesma ocorreu a tal explosão populacional. São os considerados pais da Geração X e avós da Geração Y e parte da Geração Z.

Geração X
Os pertencentes a essa geração nasceram, aproximadamente, entre os anos de 1960 e 1980. Sinteticamente são os filhos da Geração Baby Boomers, construída logo após a Segunda Guerra Mundial, e também considerados pais da Geração Y. Eles também têm as suas características de uma forma geral. São elas: buscar a individualidade sem perder o conceito de grupo, escolhe coisas de qualidade, certa ruptura com a geração anterior, maior estima ao ser do sexo oposto, buscam sua liberdade e seus direitos, e tem menor respeito pela família que outras gerações.

GERAÇÃO Y
É importante citar que, diferente do que é imaginada, essa geração não é uma legião de adolescentes, e sim a um determinado grupo, nascido entre os anos de 1980 e 2000. Pelo fato de ser uma geração nova de uma certa forma, não há um conceito claro sobre as características desse grupo, tirando o fato que eles nasceram num mundo num processo de transformação de uma gigantesca rede global. A Internet, email, redes de relacionamento, recursos digitais, fizeram com que a geração Y fizesse milhares de amigos ao redor do mundo, sem ao menos terem saído da frente de seus computadores. Outra característica associada a essa geração é a mobilidade nos diversos meios de comunicação.

GERAÇÃO Z
Formada por indivíduos constantemente conectados através de dispositivos portáteis e, preocupados com o meio ambiente, a Geração Z não tem uma data definida. Pode ser integrante ou parte da Geração Y, já que a maioria dos autores posiciona o nascimento das pessoas da Geração Z entre 1990 e 2009.

GERAÇÃO M
Vivemos na era da informação e essa imagem tem ficado cada dia, mais clara nos últimos anos. Estamos falando de um novo grupo nascido e/ou criada junto com a internet, onde o processo de leitura não tem linearidade. São pessoas, geralmente na faixa de 20 a 30 anos, que se desdobram em várias tarefas, como: conversar com mais de uma pessoa por um mensageiro instantâneo, ouvindo música em algum aparelho, assistindo TV, esperando qualquer tipo de ligação em seu celular (que tem todas essas funções anteriores), tudo isso simultaneamente à tentativa de estudar ou trabalhar.

IMPACTO DO USO DAS TECNOLOGIAS: No Cotidiano Das Pessoas, Na Educação, Nas Relações Interpessoais e No Trabalho.

O impacto de novas tecnologias em nosso cotidiano não é assunto novo. As mudanças que têm provocado no comércio, na indústria, na saúde, na educação e no comportamento, por exemplo, são notáveis. Já existem gadgets que determinam a localização de uma pessoa e que são úteis para várias aplicações. Os pais poderão sentir-se mais seguros sabendo onde estão seus filhos. As empresas poderão localizar seus bens móveis e seus funcionários. Todos poderão localizar pontos de interesse dentro de suas comunidades. Na Ásia, aparelhos assim são uma febre entre adolescentes. Eles localizam seus amigos e agora jogam games multiplayer em praças, shopping centers e escolas. Pessoas com doenças crônicas podem utilizar gadgets que, ao detectarem alterações significativas em seu estado, acionam dispositivos ou alertas a familiares ou médicos, por exemplo. Esses são apenas alguns exemplos. Há inúmeros. E vários deles com implicações diretas no nosso modo de ser e de viver. E talvez também em nossa noção corrente de privacidade.



Referências:
http://desdequandopsicologos.blogspot.com/2011/05/geracoes-tecnologicas.html
http://www.portaldomarketing.com.br/Artigos/Geracao_Baby_Boomer.htm
http://www.geracaoxyz.com.br/geracao-xyz.html

4 comentários:

Unknown disse...

muito bom!

Samara Gomes disse...

Gostei bastante

Unknown disse...

Artigo esclarecedor! Mt bom, mesmo!

Unknown disse...

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