Pages

quinta-feira, 5 de maio de 2011

A Influência da Comunicação nas Organizações.

Comunicação não é a simples transmissão de informações, envolve adequar a mensagem ao ouvinte, pois a comunicação só é processada quando o receptor compreende o que foi dito pelo emissor. Dominar o código de um determinado lugar não é tarefa fácil, mas é muito importante para haver a comunicação entre os indivíduos de uma organização. No filme O Terminal o personagem Viktor Navoski (Tom Hanks) viu de perto essa necessidade, devido a um Golpe Político sofrido por seu país, seu passaporte, perde a validade, o que o impede de retornar a seu país, a fictícia Krakozhia, e sua entrada é negada nos Estados Unidos, tendo assim que passar 9 meses vivendo num Terminal onde ninguém dominava o seu código.
Viktor criou várias estratégias para aprender ou pelo menos tentar se comunicar no código local, comprando dois livros semelhantes: um na sua língua e outro na língua local; fez comparação entre as línguas , ao  observar que pessoas colocavam o carrinho de bagagem no local indicado e recolhiam moedas, Viktor passou a recolher os carrinhos para conseguir dinheiro e se alimentar;

ele também acaba conhecendo pessoas que trabalham alí e faz amizades, facilitando seu aprendizado da língua local.
O Merchandising como forma de influenciar nas decissões do consumidor aparece de forma sutíl no filme (o Burger King, Goold drinks, Hugo Boss e Swatch) por meio dessa forma de linguagem, Viktor conseguiu comprar alimento e roupa. Estes exemplos de linguagens verbal, não verbal e mista, o ajudaram a entender e se adaptar às situações vividas alí como: o carimbo nas cores verde e vermelha, indicando aceitação e negação; as placas sinalizadoras e informativas com cores, letras ou números; o som do hino de seu país; as imagens na tv; as mímicas, a aliança como marca de compromisso, uma infinidade de formas de linguagens. Porém Viktor Navoski precisava mais do que isso para se comunicar e ser entendido, pois na comunicação há necessidade de 6 componentes básicos que  estão contidos na cena onde: Viktor Navoski (receptor) escuta o hino e visualiza as imagens de guerra em seu país (mensagem),  atráves da televisão (canal) muito embora não compreenda a repórter (emissor) compreende a mensagem, porém não entende a língua (código).
Isso nos faz perceber as dificuldades das organizações em facilitar a interação entre as pessoas como a falta de um intérprete nesse terminal.
Viktor se viu nesse papel de intérprete, ao ser chamado pelo chefe de segurança do terminal para ajudar na tradução da língua de seu conterrâneo, resolvendo assim questões que envolviam o transporte de medicamentos sem a licença;
E como nesses ambientes organizacionais toda notícia se propaga de forma rápida pelo efeito da chamada “Rádio Peão” Viktor ficou conhecido em todo Terminal como herói, só que de forma distorcida. Com o fim da Guerra,Viktor consegue sair do terminal e cumprir seu objetivo naquele país. Assim podemos concluir que o filme faz uma abordagem construtiva a respeito da dificuldade de comunicação, nos levando a refletir sobre a importância do tema.
     Enfim podemos perceber que no mundo em que vivemos temos como grande potência de desenvolvimento econômico as empresas e prestadores de serviços, porém um dos fatores mais importantes é a comunicação, e será através dela que haverá interação entre as pessoas fazendo com que esse desenvolvimento aconteça.

1 comentários:

Cleusa Lima disse...

adorei essa postagem ...e sito que realmente uma comunicação como faz falta se não temos intercedimento no que fazemos ... assim fica uma alerta comunique-se uns aos outros grande beijo kelzinha

Postar um comentário